Este blog dedica-se a exercitar "escuta" sensível às manifestações artísticas, criações e ilusões humanas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"All about drugs "

Quase sempre quem se interessa pelo tema da Dependência Química com certo grau de profundidade é porque está preocupado com alguém que ama e não sabe como ajudá-lo. A melhor forma de tentar ajudar é, num primeiro momento, ter informação sobre o tema. Para além do conhecimento técnico acreditamos que muitas vezes aquilo que brota de uma angústia ou da impotência pode servir como antídoto para o sofrimento.

 Bebo para hacer interesantes otras personas.” [*]
                                           George  J.  Nathan (1882-1958) . Crítico de teatro e editor estadounidense.

 Nos Estados Unidos os transtornos relacionados ao álcool são o terceiro maior problema de saúde púbica seguido das doenças cardíacas e do câncer; dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano. A  prevalência de transtornos psiquiátricos comórbidos é elevada, a depressão costuma estar presente e precisa ser avaliadas com atenção. Estudos envolvendo gêmeos e pessoas adotadas indicam uma base genética e o risco de dependência é de 3 a 4 vezes maior em parentes próximos de pessoas com dependência química.

Algumas pesquisas apontam para uma tendência genética na metabolização da bebida alcoólica, assim filhos e parentes de alcoolistas teriam uma capacidade menor de se intoxicar, ou seja, desenvolveriam uma tolerância maior o que os colocaria numa condição de vulnerabilidade ao alcoolismo.

Outro tipo de herança da metabolização do álcool estaria ligada ao acúmulo da substância química acetaldeído no fígado após a ingestão do álcool, este acúmulo provocaria efeitos desagradáveis para as pessoas com esta predisposição, consequentemente tais indivíduos se exporiam menos ao alcoolismo.

A dependência de álcool se caracteriza por diferentes padrões de consumo. O parámetro é considerar que a dependência implica em ter problemas ou prejuízos globais assim como sintomas de abstinência. Aquele sujeito que bebe dois copos de chope no fim de semana é considerado usuário social do álcool, ele não tem problemas nem é dependente, já o sujeito que bebe uma vez por mês mas toda vez que bebe, exagera e tem algúm tipo de prejuízo é considerado abusador de álcool. O dependente é portanto aquele que bebe num contínuo, diaramente, acorda com tremores e sudorese devido à abstinência alcóolica, tem uma compulsão para beber e não consegue ficar muito longe da bebida. Independente das gradações de dependência de álcool e outras drogas o seu uso contínuo acarreta alterações cerebrais que fazem com que a doença se instale e se desenvolva.

Em termos de tratamentos da dependência de álcool o essencial é o paciente controlar o uso, geralmente através da abstinência total, como foi dito em outras postagens, o Programa de 12 Passos como defendido pelos Alcoólicos Anônimos (AA) são de extrema utilidade, pois tratam de questões importantes para a recuperação, com ênfase ao primeiro passo. Vale ressalta que embora a abstinência de drogas e álcool conduz a um alívio do desconforto físico e mental assim como melhora no convívio social, o início da sobriedade é frequentemente associado ao enfrentamento de dificuldades e responsabilidades antes ignoradas  pelo dependente quando estava bebendo ou tomando drogas. Observa-se que o intuito é fazer com que o paciente  assuma um papel ativo no seu tratamento. 

“Admitimos que éramos impotentes perante o álcool que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”.

Uma forma do manejo terapêutico da dependência química é trabalhar com o conceito de personalidade aditiva ou seja, a personalidade intrinsecamente ligada a um determinado vício comportamental. Levando isto em conta um projeto de atendimento e tratamento é focalizar o primerio passo do AA interpretado como elaboração do luto desse “eu adito”.

Esse processo de luto contemplaria didaticamente, os seguintes estágios: a) de negação no sentido da evidência da impotência perante o ácool e as drogas; b) superação dos sentimentos de raiva advindos da percepção da compulsão; c)superação da barganha, seria a fase de trocas, aqui seria interessante desencorajar comportamentos facilitadores das pessoas amadas ou próximas, estabelecer um sistema de apoio social para que possa emergir o sentimento de esperança; d)superando a depressão, para que esta integração ocorra é necessário que o sujeito coloque um xeque-mate : ou eu fico do mesmo jeito ou eu mudo.

Este processo faz com que a pessoa tenha uma base sólida e uma estrutura mínima porém crucial para entrar em contato com a percepção desse eu adicto para que a partir daí possa conviver com ele e superá-lo. Em postagem anterior “ A Simetria da Droga in The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” apontamos a dimensão da “dupla personalidade ficcional” para compreender como se processa o funcionamento de um adito:


"Dr. Jekyll cria uma droga que permite uma alternância fícticia entre estas duas personalidades, a do Dr. Jekyll e a do Mr. Hyde, o seu aspecto mais sombrío. Inicialmente este alter-ego atinge seu objetivo: separar e controlar a tensão entre o seu lado racional e o seu lado mais lascivo. [...]

Jekyll fica assustado, percebe que está perdendo o controle de Mr. Hyde, “no instante em que eu quiser, livro-me de Mr. Hyde”. Aqui outro valioso ensinamento, o desprezo e descuido pelas forças do mal, abrem caminho para a autodestrutividade."

Esta novela pode auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos relacionados a substâncias através da transformação do personagem Dr. Jekyll correlacionando-os com os processos mencionados anteriormente. 

Um instrumento muito simples e validado para triagem para dependência química de álcool é o questionário CAGE (Ewing, 1984). A mnemônica CAGE é utilizada com um ponto de corte de duas respostas afirmativas sugerindo screening positivo para abuso ou dependência de álcool:

Você alguma vez sentiu que devia diminuir? (Cut Down) a bebida?
Você alguma vez ficou aborrecido (Annoyed ) por alguém criticar seu consumo de álcool ?
Você alguma vez se sentiu culpado (Guilty) por beber?
Você alguma vez precisou de uma bebida de manhã antes de mais nada? (Eye-Opener)?

Este instrumento pode ser muito útil para avaliação de diagnósticos precoces e detecção de desordens de uso de álcool entre pacientes que, por exemplo, procuram o departamento de emergências clínicas de um hospital. Nesse sentido nunca é demais dimensionar a importância do reconhecimento da dependência química de álcool e outras drogas tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito institucional,  precoce ou tardiamente.  

Para finalizar  cabe reforçar que no contexto de políticas públicas com saúde é importante  primar por um esboço de clínica de desmonte de identidade rígida como a do dependente químico.Trata-se de tirar o foco da droga e propiciar a  produção social de subjetividade de um sujeto na  coletividade com o intuito de evitação de práticas de exclusão e de marginalização. 

Referencias Bibliográficas:

CARNEIRO, ELIZABETH. Drogas.sem /Analice G.,Elizabeth C.e Gisele Aleluia. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.
FIGLIE, NELIANA BUZI. Aconselhamento em Dependência Química. São Paulo: Roca, 2004.
TOY, EUGENE C. Casos Clínicos em Psiquiatria/ Eugene C.Toy, Debra Klamen: tradução: Régins Pizzato – 3ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

[*] O filme All About Eve foi baseado em Nathan no personagem do cínico crítico de teatro interpretado por George Sanders (Oscar por Melhor Ator Coadjuvante)

Um comentário:

fellini disse...

" alma imersa em delicias, jamais sera maculada"

Blake é t.u.d.o